AVELT em movimento

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Feira da ladra

A feira da ladra é um evento do CRE, que se tem vindo a realizar há alguns anos, na nossa escola, e que neste período de aulas, ocorreu no dia 5 de Dezembro de 2007.
Para a realização deste evento houve uma recolha de artigos com data de entrega no CRE, até dia 30 de Novembro de 2007.
Neste dia, viram-se muitos alunos nas bancas à procura de algo para comprarem para eles ou para oferecerem no Natal a alguém. Este evento foi importante para os alunos, principalmente para os mais novos, pois entusiasmara-se bastante por poderem comprar artigos baratos, que dessem para eles brincarem, ou para oferecerem à família e aos amigos.
E, claro está, o nosso CRE ficou mais enriquecido com novos livros.
Mais uma vez esta feira teve bastante sucesso!


Texto produzido por: Cátia Santos

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A Aluna Inês Mendes, do Clube de Jornalismo do projecto Opção Escola2/Setúbal, entrevistou o projecto no âmbito do…

Programa Escolhas–Opção Escola 2
De Portas Abertas


O Programa Escolhas esteve de Portas Abertas na semana de 26 a 30 de Novembro de 2007, e também o projecto Opção Escola2 do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi, promoveu um conjunto de actividades no sentido de divulgar tudo o que já fez o projecto e o que irá fazer, junto da comunidade educativa.
Desenvolveu actividades como o Recreio Animado, Animação de Pátio, Almoços multiculturais, Fóruns sobre assuntos importantes a debater e levou a sala do aluno Lógicas e…Pedagógicas e a Opção Criar para o pátio.
Esta foi uma semana muito importante para o projecto e para a comunidade escolar pois foi muito enriquecedora a vários níveis. Permitiu que os alunos percebessem melhor o que é o projecto e o que pretende fazer, levando-os a ficar mais próximos do mesmo o que é muito importante, ao mesmo tempo que envolveu professores, funcionários, famílias e instituições.

À conversa com o Coordenador/Psicólogo (Diogo Fazenda) e Socióloga (Sónia Santos), soubemos por que esteve o Projecto Opção Escola2 de “Portas Abertas”.

- “Escolhas de Portas Abertas” querem explicar-nos, o que isto quer dizer?
DF – Apesar do esforço permanente no sentido da divulgação do trabalho que vai sendo desenvolvido, quer local quer centralmente, esta iniciativa teve como principal objectivo a divulgação dos 121 projectos financiados e acompanhados pelo Programa Escolhas ao nível local, e do próprio Programa a nível nacional.

- Quais foram os principais objectivos do projecto para a semana de 26 a 30 de Novembro?

DF – O projecto propôs-se cumprir 2 objectivos: a divulgação do projecto à comunidade educativa, abrindo as portas da escola; e a aproximação à comunidade educativa, enquanto destinatária do projecto.

- E foram concretizados?

DF – Os objectivos foram concretizados conforme se pode avaliar pelo número de participantes nos Fóruns propostos, pelas avaliações dos mesmos, e pelo número de envolvidos nas outras actividades propostas.

- Qual foi a actividade desenvolvida que obteve maior sucesso? E por quê?

SS – Salientamos antes, que o conjunto das actividades foi um sucesso. Todas contribuíram para a prossecução dos objectivos da semana. O maior sucesso foi a excelente participação da comunidade educativa, professores, funcionários, pais, alunos, empresas e Instituições parceiras. E ao mesmo tempo, o apoio do Programa Escolhas pela participação activa nas iniciativas do projecto, nomeadamente a presença do Alto-comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e o Coordenador do Programa Escolhas, Dr. Rui Marques.

- Das ideias mais discutidas, nos fóruns que se realizaram, quais foram as mais importantes para o projecto e comunidade escolar?

DF – A ideia de que as empresas têm e assumem uma responsabilidade social, face à escola em particular, que temos que nos tornar empreendedores sociais e desenhar um projecto de sustentabilidade para as iniciativas da escola; a ideia de que a escola exerce um papel activo na promoção do sucesso escolar (veja-se os vários exemplos apresentados no fórum2); e que juntos, desenvolveremos cada vez mais e melhores iniciativas com vista à igualdade de oportunidades e ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais promotoras de sucesso.

- Diga-me do seu ponto de vista, conseguiram transparecer para os alunos os principais objectivos do projecto?

SS – Mais do que transparecer para os alunos os objectivos do projecto, foi importante a aproximação e o saberem que estamos por cá. É importante que os objectivos estejam presentes diariamente nas iniciativas da equipa, que diariamente implementa as actividades para os prosseguir.

- O que podem os alunos esperar mais do projecto?

SS – Os alunos podem esperar sempre o melhor do projecto no trabalho, sempre que estejam disponíveis para o acolher. Alunos e restante comunidade. O projecto não existe por si só, existe no trabalho em parceria com professores, alunos, famílias e instituições, com vista à promoção do sucesso pessoal e social.

Reportagem elaborada por:
Inês Mendes







Visita ao Correio de Setúbal

No dia 4 de Dezembro de 2007, o Clube de Jornalismo foi visitar o jornal “O Correio de Setúbal” para compreender como funciona, como é feito um jornal e as características da impressão.
Chegámos ao jornal fomos recebidos por um jornalista que nos levou até uma sala de reuniões e nos explicou que um jornal deve estar dividido por temas. O jornal “O Correio de Setúbal produz três jornais e uma revista. O jornal é bissemanário sai às Terças-Feiras, só para o concelho de Setúbal. O jornal tem um caderno diário dentro e cada página corresponde a um concelho do distrito de Setúbal.


A revista “Sem mais” é distribuída ao sábado pelo Jornal Expresso e outros jornais são distribuídos ao domingo por sector próprio.
O senhor jornalista, apresentou-nos um fotógrafo que nos explicou alguns aspectos sobre a fotografia do jornal e como se encaixa no texto. Quando se pensa em fazer “algo” definem-se os caracteres e o espaço que irá ocupar a fotografia. Esta deve ter o tamanho 10x15. A fotografia tem um papel muito importante para um jornal, pois torna-o mais real e apelativo.
O texto do jornal é escrito em coluna para se ler melhor. A manchete do jornal é a primeira grande notícia da primeira página.
Cátia Lopes e Andreia Costa