AVELT em movimento

Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007







Visita ao Correio de Setúbal

No dia 4 de Dezembro de 2007, o Clube de Jornalismo foi visitar o jornal “O Correio de Setúbal” para compreender como funciona, como é feito um jornal e as características da impressão.
Chegámos ao jornal fomos recebidos por um jornalista que nos levou até uma sala de reuniões e nos explicou que um jornal deve estar dividido por temas. O jornal “O Correio de Setúbal produz três jornais e uma revista. O jornal é bissemanário sai às Terças-Feiras, só para o concelho de Setúbal. O jornal tem um caderno diário dentro e cada página corresponde a um concelho do distrito de Setúbal.


A revista “Sem mais” é distribuída ao sábado pelo Jornal Expresso e outros jornais são distribuídos ao domingo por sector próprio.
O senhor jornalista, apresentou-nos um fotógrafo que nos explicou alguns aspectos sobre a fotografia do jornal e como se encaixa no texto. Quando se pensa em fazer “algo” definem-se os caracteres e o espaço que irá ocupar a fotografia. Esta deve ter o tamanho 10x15. A fotografia tem um papel muito importante para um jornal, pois torna-o mais real e apelativo.
O texto do jornal é escrito em coluna para se ler melhor. A manchete do jornal é a primeira grande notícia da primeira página.
Cátia Lopes e Andreia Costa

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home