Loas ao Menino Jesus e aos Reis
Os monitores do CRE são 2 grupos de alunos que desenvolvem uma actividade muito enriquecedora no Centro de Recursos da EB 2/3 de Luísa Todi. À conversa com a professora Maria José vamos perceber melhor o trabalho e a importância destes alunos.
1 – Quem são os monitores do CRE?
M. J. – No CRE, temos dois grupos de monitores. Um é constituído por alunos do 6º ano, que foram indicados para o quadro de honra e para o quadro de mérito, e outro, por alunos do 8º ano que se ofereceram voluntariamente.
2 – Por quê uma actividade com monitores e como se desenvolveu?
M. J. - A ideia surgiu porque queríamos que os alunos conhecessem e utilizassem os serviços e recursos de aprendizagem que a Biblioteca oferece. Trata-se de um espaço onde, como defende o Manifesto da Biblioteca Escolar, podemos formar “pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação”. Como pensamos que para atingir este objectivo os professores e alunos devem trabalhar em conjunto com o CRE, fomos desafiar alunos do 6º ano, do Quadro de Honra e do Quadro de Mérito, em articulação com os seus Directores de Turma e Conselhos de Turma, com o Conselho Pedagógico e com os Encarregados de Educação, através da elaboração de Planos de Desenvolvimento, a concretizar na nossa Biblioteca, uma vez que estes alunos gostavam de aprender e de ajudar os colegas. Por isso, apresentámos a ideia no Conselho Pedagógico, falámos e reunimos com os Directores de Turma e com os alunos que poderíamos envolver de acordo com o nosso horário de trabalho. Posteriormente, um grupo de alunas do 8º ano soube da existência deste grupo do 6º ano e das actividades que desenvolviam quiseram ser monitoras e aceitámos. Quantos mais alunos envolvidos no trabalho do CRE melhor.
3 – Qual o seu principal objectivo?
M. J. – O meu principal objectivo é que estes alunos saibam fazer um pleno uso de uma biblioteca e que desenvolvam competências para a aprendizagem ao longo da vida baseada na informação e no conhecimento e que, claro está, partilhem os seus conhecimentos com outros colegas.
4 – O que fazem os monitores no CRE?
M. J. – Os monitores, primeiro, receberam formação como utilizadores do CRE, nomeadamente as regras de funcionamento, de acordo com o Regulamento Interno do Agrupamento, foram apresentados às pessoas que nele trabalham, aprenderam a identificar e a utilizar os sectores da Biblioteca: zona de acolhimento, de leitura informal, de consulta de documentação, de material impresso, sector áudio, sector vídeo, sector multimédia e Internet. Agora, ajudam os colegas nestes espaços, fazem visitas de estudo, por exemplo, já visitaram, com os colegas do Clube Aventura, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Camões, em Lisboa, e a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Já pesquisaram e visionaram um pequeno filme sobre a Biblioteca de Alexandria, no Egipto, sobre o qual preencheram um pequeno guião. Os alunos também prepararam e apresentaram ao Conselho Executivo, ao pessoal dos Serviços Administrativos e às suas Turmas “As Loas ao Menino Jesus e Reis”.
Os monitores do CRE são 2 grupos de alunos que desenvolvem uma actividade muito enriquecedora no Centro de Recursos da EB 2/3 de Luísa Todi. À conversa com a professora Maria José vamos perceber melhor o trabalho e a importância destes alunos.
1 – Quem são os monitores do CRE?
M. J. – No CRE, temos dois grupos de monitores. Um é constituído por alunos do 6º ano, que foram indicados para o quadro de honra e para o quadro de mérito, e outro, por alunos do 8º ano que se ofereceram voluntariamente.
2 – Por quê uma actividade com monitores e como se desenvolveu?
M. J. - A ideia surgiu porque queríamos que os alunos conhecessem e utilizassem os serviços e recursos de aprendizagem que a Biblioteca oferece. Trata-se de um espaço onde, como defende o Manifesto da Biblioteca Escolar, podemos formar “pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação”. Como pensamos que para atingir este objectivo os professores e alunos devem trabalhar em conjunto com o CRE, fomos desafiar alunos do 6º ano, do Quadro de Honra e do Quadro de Mérito, em articulação com os seus Directores de Turma e Conselhos de Turma, com o Conselho Pedagógico e com os Encarregados de Educação, através da elaboração de Planos de Desenvolvimento, a concretizar na nossa Biblioteca, uma vez que estes alunos gostavam de aprender e de ajudar os colegas. Por isso, apresentámos a ideia no Conselho Pedagógico, falámos e reunimos com os Directores de Turma e com os alunos que poderíamos envolver de acordo com o nosso horário de trabalho. Posteriormente, um grupo de alunas do 8º ano soube da existência deste grupo do 6º ano e das actividades que desenvolviam quiseram ser monitoras e aceitámos. Quantos mais alunos envolvidos no trabalho do CRE melhor.
3 – Qual o seu principal objectivo?
M. J. – O meu principal objectivo é que estes alunos saibam fazer um pleno uso de uma biblioteca e que desenvolvam competências para a aprendizagem ao longo da vida baseada na informação e no conhecimento e que, claro está, partilhem os seus conhecimentos com outros colegas.
4 – O que fazem os monitores no CRE?
M. J. – Os monitores, primeiro, receberam formação como utilizadores do CRE, nomeadamente as regras de funcionamento, de acordo com o Regulamento Interno do Agrupamento, foram apresentados às pessoas que nele trabalham, aprenderam a identificar e a utilizar os sectores da Biblioteca: zona de acolhimento, de leitura informal, de consulta de documentação, de material impresso, sector áudio, sector vídeo, sector multimédia e Internet. Agora, ajudam os colegas nestes espaços, fazem visitas de estudo, por exemplo, já visitaram, com os colegas do Clube Aventura, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Camões, em Lisboa, e a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Já pesquisaram e visionaram um pequeno filme sobre a Biblioteca de Alexandria, no Egipto, sobre o qual preencheram um pequeno guião. Os alunos também prepararam e apresentaram ao Conselho Executivo, ao pessoal dos Serviços Administrativos e às suas Turmas “As Loas ao Menino Jesus e Reis”.
Monitores cantam as Loas ao Menino Jesus e Reis
No dia 13 de Dezembro de 2007, os monitores do CRE decidiram ir cantar “As Loas ao Menino Jesus e Reis” ao Conselho Executivo, à Secretaria e a algumas Turmas.
As loas são cânticos com um tema principal, neste caso, o Natal. Os monitores descreveram nas loas o nascimento do Menino Jesus e homenagearam o Conselho Executivo, o pessoal da Secretaria e os professores e colegas das Turmas onde foram apresentar as loas.
Esta actividade desenvolveu-se de forma muito agradável e divertida e, ao mesmo tempo que recontavam a importância do Natal, pediram uma recompensa, por exemplo doces, gomas, chocolates ou qualquer outra prenda que fosse de coração. Ainda receberam várias ofertas, uma delas do Conselho Executivo.
Na Secretaria todos gostaram de os ouvir e o Chefe dos Serviços Administrativos respondeu-lhes, no fim, cantando versos que aprendera na infância com a mãe.
Passaram, depois, pelo 6º 5ª onde também foram muito bem recebidos pelos colegas. A professora Lurdes Pedro aproveitou para recomendar o aperfeiçoamento, em casa, da leitura em voz alta, para estarem desencostados das paredes, mantendo-se direitos, e para tiraram o papel das loas de frente da cara.
Seguidamente, passaram pela turma dos colegas do 6º 4ª onde foram muito bem recebidos e surpreendidos pelos colegas pois estes fizeram-lhes um poema para lhes agradecer terem vindo:
“Obrigado caros amigos,
Por esta actividade.
O Natal é isso mesmo,
Partilhar a Amizade.”
“Por isso vos desejamos,
Muita, Muita felicidade,
E que o Ano Novo vos traga,
Sucesso, Paz e Amizade.”
Por fim, passaram pelo 6º 8ª que também gostou dos cânticos e lhes pediram que voltassem mais vezes.
Os monitores do CRE farão, ao longo do ano lectivo, mais actividades divertidas para os colegas. Em Janeiro, pelos Reis, lerão as loas para os colegas do turno da tarde.
As loas são cânticos com um tema principal, neste caso, o Natal. Os monitores descreveram nas loas o nascimento do Menino Jesus e homenagearam o Conselho Executivo, o pessoal da Secretaria e os professores e colegas das Turmas onde foram apresentar as loas.
Esta actividade desenvolveu-se de forma muito agradável e divertida e, ao mesmo tempo que recontavam a importância do Natal, pediram uma recompensa, por exemplo doces, gomas, chocolates ou qualquer outra prenda que fosse de coração. Ainda receberam várias ofertas, uma delas do Conselho Executivo.
Na Secretaria todos gostaram de os ouvir e o Chefe dos Serviços Administrativos respondeu-lhes, no fim, cantando versos que aprendera na infância com a mãe.
Passaram, depois, pelo 6º 5ª onde também foram muito bem recebidos pelos colegas. A professora Lurdes Pedro aproveitou para recomendar o aperfeiçoamento, em casa, da leitura em voz alta, para estarem desencostados das paredes, mantendo-se direitos, e para tiraram o papel das loas de frente da cara.
Seguidamente, passaram pela turma dos colegas do 6º 4ª onde foram muito bem recebidos e surpreendidos pelos colegas pois estes fizeram-lhes um poema para lhes agradecer terem vindo:
“Obrigado caros amigos,
Por esta actividade.
O Natal é isso mesmo,
Partilhar a Amizade.”
“Por isso vos desejamos,
Muita, Muita felicidade,
E que o Ano Novo vos traga,
Sucesso, Paz e Amizade.”
Por fim, passaram pelo 6º 8ª que também gostou dos cânticos e lhes pediram que voltassem mais vezes.
Os monitores do CRE farão, ao longo do ano lectivo, mais actividades divertidas para os colegas. Em Janeiro, pelos Reis, lerão as loas para os colegas do turno da tarde.
Reportagem da aluna Inês Mendes
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home